quinta-feira, 10 de abril de 2008

Matéria - Primeiro Semestre de Design de Games

Bom, aqui abro outro tópico fixo onde colocarei, a cada semestre, o que estou achando do curso de Design de Games na faculdade Anhembi Morumbi.
Posso dizer com um grande sorriso no rosto que logo no primeiro dia de aula (o tão conhecido trote) já conheci pessoas legais. O curso é famoso por ser o que tem o maior número de amigos entre si.
No segundo dia já começaram as máterias. Aqui deixo um resumo de cada uma:

Tipografia Aplicada: Para leigos, como eu, essa matéria ensina a desenhar letras e entender quando e onde usá-las. Útil em embalagens de jogos e na interface do jogo.

Princípios dos Jogos: Matéria que tem como finalidade explicar sobre a classificação de cada jogo, suas características, e, antes de mais nada, o que é um jogo.

Linguagem Visual: Entender a mexer com as cores e ferramentas para a propaganda e divulgação de um jogo. Ensina também a usar o pincel para pintar (coisa que até hoje não sei).

Design Gráfico e Digital: Nossa única aula em computadores (até agora)! Aprendemos a mexer com programas como Photoshop e Corew Draw, tudo desde o básico ao avançado. É útil em muitas partes de um jogo.

Matéria Interdisciplinar: Não é bem uma aula. Aqui devemos colocar em prática tudo o que sabemos das outras matérias na criação de um jogo de tabuleiro, cada grupo com um tema específico.

Metodologia de Pesquisa: Quem achava que ia fugir dessa matéria nesse curso, pode tirar o cavalo da chuva. Aqui aprendemos a desenvolver uma pesquisa, algo que é necessário em qualquer área (tanto é que essa matéria existe em quase todos os cursos).

Desenho de Anatomia: Aula de desenho. Mas respirem, não é preciso saber desenhar para ir bem na aula, muito menos na profissão. Só é bom saber o básico, e a aula é muito legal. Estou realmente aprendendo a desenhar. Ah, e é claro, nesse semestre, é basicamente só sobre o corpo humano.

Fundamentos do Design: Aula em que aprendemos o que é design, onde ele está inserido e seus objetivos, aplicando nossos conhecimenos no projeto de algum produto.

História dos Jogos: A matéria mais nerd da Faculdade (não que isso seja ruim, muito pelo contrário!). Aqui vemos tudo que aconteceu na história do mercado de games no mundo, com direito a documentários sobre o mesmo e muitos, mas MUITOS jogos para jogar. Aqui, finalmente, uma desculpa para dar a sua mãe quando estiver jogando!
E essas são as matérias do primeiro semestre. Devo dizer que estou surpreso pela qualidade das aulas, dos professores e das turmas. São muitos trabalhos (muitos mesmo), muita matéria, muito cansaço e, acima de tudo, muita diversão por fazermos o que gostamos.
Peço para quem estiver em dúvida sobre o curso falar comigo (ou com alguem que o faz), e não com o pessoal do Orkut, que falou tão mal do curso que me deixou assustado. Hoje vejo que aqueles que disseram isso não tiveram capacidade decompletar o primeiro semestre.

E que venha o segundo (e tão aguardado) semestre!

CONTINUA no próximo semestre...

2 comentários:

Anônimo disse...

Leandro: sensacional!

Não sabia q vc tava fazendo gamedesign.. adorei o texto, deu uma noção legal do que as pessoas vão encontrar no curso.. continue postando, tô curioso pra ver o que vocês vão inventar ai!

grande abraço!

Leandro Rizzardi disse...

Veja só, veja só! Alguém no meu blog! Rsrs...
Irei postar sempre aqui sobre o curso, não só por semestre, mas a cada evento ou coisas interessantes que pintarem por lá!
Atualmente o meu grupo de Inter deve criar um jogo de tabuleiro sobre a Semana da Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, e está envolvendo uma baita pesquisa! Quando estiver concluído e, espero eu, for um sucesso, posto aqui!
Abraços!