sexta-feira, 4 de abril de 2008

Matéria - Consoles Atuais e seus problemas

O gamer brasileiro (famoso por não ter nenhum console atual e viver de sonhos) é um dos mais fanáticos no mundo. Vemos isso em comunidades do Orkut, revistas e eventos dedicados à esse tipo de público, e sua devida recepção.

Assim como muitos, sonho com um videogame da nova geração (que já está ficando velha), e tenho que me contentar com um PS2 e um DS. Mas, será que as pessoas já pararam para pensar nos problemas que os consoles atuais estão tendo?
Nunca me esqueço de Agosto de 2007. Foi quando realizei meu sonho de ter um portátil decente, já que até o momento tinha apenas um Game Boy Pocket (sim, ele nem cores tinha). Como era meio que novidade, não sabia se pegava um DS Lite branco ou um PSP. Pelo fator econômico e até mesmo dos jogos da época (e outras coisas) acabei escolhendo o DS. Nunca tinha ficado tão feliz. Finalmente tinha algo atual, bonito e com jogos legais. Meu primeiro jogo foi Mario Kart DS. 

Tudo estava perfeito, chegava até a passar uma flanela nele toda noite para evitar riscos.
Até que comecei a ver muitas reclamações na internet de pessoas que tinham uma parte de seu DS rachada, sem motivo aparente. A Nintendo se manifestou e assumiu a culpa por 0,2% dos DS fabricados, que estariam com defeito. "Mas o meu é bem cuidado", pensei eu.
6 meses depois (leia-se "após o vencimento da garantia) fui pegar meu DS na cabeceira e eis que surge! Uma pequena rachadura no lado direito do DS, atrás do botão R. Fiquei louco. Cheguei até mesmo a ficar deprimido.

Após esse fato, deixei de cuidar tanto do meu aparelho. Outra rachadura apareceu do outro lado. Pensei não ter problema, pois ele só ficava meio feio, mas dava pra jogar normalmente.

Atualmente meu portátil está em um estado crítico. Não saio mais com ele com medo de quebrar. A rachadura do lado direito aumentou tanto que nem as famosas colas Super Bonder seguram mais, e a parte de trás dele está quase soltando.

De quem é a culpa? De um consumidor que cuida do aparelho como um filho e é apaixonado por esse mercado, ou da Nintendo, que esquece que o console é vendido em outras partes do mundo como Japão e Estados Unidos (pois nesses lados a empresa recolheu e trocou o aparelho gratuitamente).

Me arrependo por não ter escolhido um PSP. Além dos jogos maravilhosos que estão saindo (FFVII, Kingdom Hearts, God of War...) você tem um aparelho de longa vida e sem riscos de trincar ou qualquer coisa do tipo, além de poder ver filmes, fotos, músicas...

* Aproveito pra fazer propaganda de um DS Lite rachado que estou colocando a venda por 350 reais com flashcard. É pra quem não tem $ pra comprar um novo e mesmo assim quer jogar.

Não é só a Nintendo que teve problemas (o Wii teve que enfrentar o caso dos controles voadores). A Microsoft teve que recolher um grande número de XBOX 360 das lojas e dos consumidores por apresentarem um erro conhecido por nós como 3 Red Lights, onde o console simplismente quebra, sem conserto, e, também, sem nenhum motivo aparente.

Nós consumidores sonhamos com consoles. Sim. Nós sonhamos. Mas como vamos realizar esses sonhos se o aparelho quebra em pouco tempo? Já está na hora de acabar essa pouca vergonha. Coloquem material de boa qualidade, e façam testes com os aparelhos por um bom tempo antes de colocar no mercado. Pensem nos consumidores, empresas, e não só no seu próprio dinheiro. Não esqueçam que, antes de tudo, esse mercado tem como foco oferecer diversão ao usuário. E eu não estou me divertindo nem um pouco com meu DS morrendo.

Deixo aqui a dica aos indecisos: Entre portáteis, escolham o PSP. Entre consoles, escolham o Wii, ou o PlayStation 3 ou os novos XBOX 360 Falcon, que parecem não apresentar esse erro.

Nenhum comentário: