quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Matéria - Jogos que você deve jogar - Parte 1

Assim como em toda obra de arte há uma história por trás. Nada começou como está hoje.
Os jogos eletrônicos tiveram sua origem com um osciloscópio, onde cientistas criaram o primeiro jogo, chamado "Tenis para 2" (não comercializado), em 1958.
Hoje podemos ver o quanto os jogos evoluíram, no quesito gráfico, som, história, diversidade e duração.
Crio aqui uma lista pessoal de jogos que qualquer um deve jogar, não só por serem bons, mas por também terem servido de referência para muitos jogos atuais.O tópico será dividido em 4 partes, por ser muito grande. Desculpe se esqueci algum jogo!

PS: Irei pular algumas gerações e consoles que não tiveram tanta influência na história. O NES, por exemplo, teve muitos jogos bons, mas que foram relançados para SNES melhorados.
Atari 2600 : Esse console enfeitou as casas de muitas pessoas em 1975 (e enfeitam até hoje). O console possuía gráficos realmente ruins, jogabilidade difícil e sons irritantes, e mesmo assim foi uma maravilha. Aqui estão os jogos que você deve jogar:

- Pong: Um simples jogo onde o objetivo é fazer gol no adversário com seu "goleiro" (um risco). Simples e viciante.

- Pac-Man: O conhecido "Come-Come". Com gráficos ótimos para a época, éramos capazes de passar horas e horas jogando.

- Pitfall: O primeiro jogo considerado "plataforma", pois a fase é em diagonal. Vale só por agarrar no cipó e pular na cabeça dos jacarés.

- Enduro: Esse era o jogo de corrida sem fim. O carro acelerava sozinho, e seu objetivo era desviar dos outros 500 carros. Contava com efeitos de neblina e escuridão.

- River Raid: Pegue seu avião e destrua tudo que estiver no caminho. E não esqueça de abastecer!

- Space Invaders: Jogo onde o objetivo é destruir todas as naves alienígenas, se protegendo dos seus tiros.
- Frogger: Controle um sapo, atravesse uma rua sem ser atropelado, pule em cima de madeiras flutuantes e atravesse o lago são e salvo!

Nes: O Nintendinho inovou por trazer sons que variacem um pouco e personagens famosos, como o tão querido Mario. Só um jogo se destaca dessa geração, por não ter sido lançado em melhor qualidade para o Super Nintendo.

- Donkey Kong: O jogo que estreiou o macacão peludo, Mario (ainda conhecido como Jumpman) e a princesa. O objetivo é escapar de barris que o macacão joga e resgatar a princesa.

Super Nes: O sucessor do Nes teve grandes jogos. Os gráficos já tinham traços tridimensionais e já haviam músicas inesquesciveis para o mesmo.

- Super Mario World: A primeira aventura de Mario no gigante console. Contava com belos gráficos, fases difíceis e a aparição de seu irmão, Luigi. Yoshi também estreava.

- Super Mario All Stars: Compilação com os melhores jogos do bigodudo, melhorados em todos os quesitos. Um dos meus favoritos até hoje.

- Super Mario Kart: Estreiou Mario e turma na mais famosa corrida maluca dos videogames. Introduzia a sensação de velocidade aos jogos de corrida.

- Super Mario RPG: O primeiro RPG tridimensional lançado ao Snes. Contava com uma história simples, mas personagens cativantes e uma dificuldade elevada.

- Yoshi´s Island: A história de como Yoshi conheceu Mario (ainda bebê). O jogo é em plataforma, e o controle é de Yoshi. Suas armas são ovos e mequenos itens no caminho, e sua missão é resgatar Luigi.

- Street Fighter (1 e 2): Um envolvente jogo de luta em 2D, com golpes e personagens cativantes até hoje. Contava até com um personagem "brasileiro".

- Mortal Kombat (1, 2 e 3): Jogo de luta concorrente de Street Fighter. Os personagens contavam com animações mais realistas e sangrentas cenas de morte. Chegou até a ser proibído por aqui.
- Killer Instinct: Jogo de luta muito famoso na época, que contava com a presença de humanos, caveiras, monstros e dinossauros. Não havia tanto sangue, mas alguns especiais valiam a pena.

- The legend of Zelda (todos): Os antigos jogos de Zelda não faziam tanto sucesso, mas vale a pena ver o antes e o depois. E os jogos eram bons.

- Metroid: Jogo que consagrou a história de Samus, uma jovem guerreira em sua armadura futurística. O jogo ainda era em 2D.

- Yoshi´s Safari: Um jogo que utilizava uma arma à laser, onde você, montado no Yoshi, deveria matar todos os inimigos e chefer, atirando maçãs (?) freneticamente. Muito divertido!

- Final Fantasy (todos) e Chronno Cross: Grandes RPG´s que até hoje fazem sucesso. Para quem gosta de passar horas e horas na frente da tv (ou pc), não perca tempo!

Mega Drive: O console concorrente da Nintendo (criado pela SEGA) não teve grandes sucessos, exceto pelo seu próprio Mascote.

- Sonic the Hedgehog (1, 2 e 3): O mascote azul da SEGA atacava diretamente o bigodudo da Nintendo. O jogo era rápido e difícil, fazendo sucesso até hoje.

Nintendo 64: A Nintendo entrava oficialmente com os gráficos tridimensionais. A alavanca analógica foi introduzida e uma nova geração acabava de surgir.

- Mario 64: A nova aventura de Mario era tridimensional, com grandes músicas e história igual. A alavanca analógica trazia um novo ar aos games, e controlar o bigodudo nunca foi tão divertido.

- Mario Kart 64: Mario e seus amigos agora corriam com seus famosos Karts no mundo tridimensional. Não é melhor que o inicial, mas é bem divertido!

- Yoshi´s History: Nos moldes de Yoshi´s Island, você conhece a verdadeira história de Yoshi e seus irmãos.
007 Goldeneye: Jogo considerado por muitos o melhor jogo de tiro já criado. Eu não digo que é o melhor, mas vale a pena jogar.

- Mario Party: Mario e seus amigos agora embarcavam no jogo de tabuleiro. E como em todos os seus jogos, a maluquice está mais do que presente. Para ganhar o jogo, deve-se ganhar o maior número de minigames.

- Mario Tennis: Jogo de Tênis com os personagens da turma do bigodudo. Precisa dizer mais?

- Pokemon Stadium (1 e 2): Junto com a febre Pokémon, o jogo de Game Boy Color (que também deve ser jogado) inspirou os criadores a passarem os monstros para o mundo 3D. Até hoje é viciante.

- Pokémon Snap: Tire fotos de Pokémons enquanto um vagão de trem te carrega. Parece chato? Jogue e verás.

- Smash Bros: Jogo de luta com vários personagens da Nintendo. Inspirou a febre que faz muitos japoneses vararem noites na fila.

- Zelda (todos): Aqui o guerreiro Link deve também salvar sua princesa, com uma história um pouco mais complexa, belos gráficos e ótima jogabilidade. Para muitos, o melhor jogo até hoje.

FIM DA PRIMEIRA PARTE
PS: Informações sobre qualquer um desses jogos são facilmente achadas em sites de busca. Assim como vários emuladores permitem que você os jogue no seu computador (apesar de ser algo ilegal), e são facilmente achados. Se precisarem de mais informações, falem comigo pelo msn: leandrorizzardi@hotmail.com ou pelo meu perfil no Orkut, Leandro Rizzardi.

Nenhum comentário: