sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Matéria -Os jogos e a Realidade

A primeira proposta criada para um jogo de videogame (o Odissey) nada mais foi que uma forma de entreter as pessoas, de um jeito novo e envolvente. Hoje olhamos para os antigos jogos e vemos que todos ofereciam a mesma coisa: Gráficos feios (considerando os gráficos atuais), sons irritantes e fases infinitas, a grande maioria cópias de grandes títulos.

A chamada era dos 8 bits, onde entravam o Famicom (Nintendo, no ocidente) e similares estreiou com jogos melhores, novos gráficos, novos sons e até melodias. Mas a interatividade era a mesma, mudando apenas os formatos dos controles e botões.

Já na era 16 bits, com a grande disputa entre a Nintendo com o Super Nintendo e a Sega com o Mega Drive, os jogos eram completamente reformulados. Pequenos gráficos 3d eram inseridos em jogos como Star Fox e Mario RPG - The Legend of the Seven Stars, nos mostrando uma nova forma de interagir (na época, muitas pessoas até reclamaram de tontura em jogos como Mario Kart).

Quando a geração 32 bits começou, os videogames viraram de cabeça para baixo. O Nintendo 64 foi o primeiro console a inserir uma alavanca analógica em seu controle, nos passando uma nova sensação de controle do personagem. Obviamente, a Sony como sua nova concorrente (a Sega faliu pouco tempo depois, no quesito criação de consoles) copiou a idéia, lançando-a em um melhor formato em seu controle. Os gráficos completamente tridimensionais nos faziam pirar com jogos como Final Fantasy VII e Super Mario 64, e os jogos já poderiam ser consagrados como obras de arte.
Foi então que novas formas de jogo começaram a aparecer. No japão, foi criada a séria Dance Dance Revolution (baseado no jogo StepMania, de máquinas fliperamas), um jogo que acompanhava um tapete (conectável ao Play Station) onde setas mostravam, na tela, os passos de dança que deveriam ser realizados no mesmo. 

Similares foram criados, como o famoso Pump it Up, deixando o mundo em uma total loucura com essas máquinas, que são febre até hoje (sou suspeito por falar).

Na geração dos 64 bits, o PlayStation 2 ganhou fácil a disputa contra o Game Cube, console da Nintendo, e do XBOX, console da "nova" Microsoft no mercado. Seja pelo fácil acesso à pirataria, ou a jogos realmente bons, a Sony recebeu muitos modos novos de interação com os jogos. Com Guitar Hero (Baseado no jogo Guitar Freaks), onde você toca com uma Guitarra acompanhando os acordes mostrados na tela; com Singstar, conde você usa um microfone para cantar músicas (sim, como em um videokê) e com o eyetoy, aparelho similar a uma webcam que encaixado no PS2 lhe passava para dentro do jogo, era possível utilizar o videogame para perder peso, se divertir e realmente se sentir dentro do jogo. O Game Cube investiu apenas em Donkey Konga, onde dois tambores eram usados para tocar músicas seguindo os acordes da tela.

Atualmente, a interação com os games é muito maior. O Wii, atual console da Nintendo, aposta somente neste quesito, já que seu console mal pode ser comparado graficamente com seus concorrentes, por apresentar controles sensíveis a movimento (ou seja, para dirigir, deve-se realmente inclinar o controle), O PS3 também contém sensor de movimento, apesar de ser bem menos usado. Outra revolução é o fato de os controles não terem mais fio, possibilitando o jogador a se mover sem ter que se preocupar com nós e tropeços.

A última novidade nessa geração (até o momento) é o jogo Rock Band, criado da separação da Harmonix. Assim como em Guitar Hero, o jogo acompanha com 2 guitarras (uma é o baixo), uma bateria e um microfone, possibilitando o jogador a se sentir em uma verdadeira banda, enquanto toca seguindo os acordes na tela.

O DS é um console portátil da Nintendo que também inova por trazer duas telas: A de cima normal e a de baixo sensível ao toque. Apesar dos inúmeros riscos que se formam, o aparelho é realmente inovador e nos leva para dentro do jogo.

O futuro nos promete muita coisa. Já vemos projetos de televisões completamente tridimensionais a caminho (e já nos imaginamos jogando na mesma), e a internet sem fio está chegando gratuitamente em muitos locais do mundo, e deste modo todos poderão jogar contra todos em um simples toque.

Basta esperar.



Nenhum comentário: