quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Matéria - Design de Games: vale a pena?

Quando era pequeno, tinha um sonho. Assim como muitos querem ser bomveiros, astronautas e cientistas, o meu era de ser médico. Hoje percebo que, por mais que goste da profissão, não me daria bem com a mesma, e que era influenciado indiretamente por minha família.

No último ano da escola temos aquela pressão: vestibular, profissão, dinheiro sendo gasto e ainda por sima as notas do próprio colégio. E quando chegou a minha vez, foi um escândalo.
Morávamos em Embu-Guaçu, uma pequena cidade (que aumenta cada vez mais) a uma hora de São Paulo. Como tudo de lá, a escola era muito simples, não oferecendo base o suficiente para um vestibular de Medicina. Vendemos tudo, até nossa casa, para mudarmos para São Paulo.

Durante toda a minha infância fui um garoto tímido, caseiro e quieto. Passava horas com um controle de videogame na mão, deixando, por muitas vezes, até meus amigos de lado para terminar um jogo.

Foi então que, aqui em São Paulo, tudo virou de cabeça para baixo. Meu professor vocacional teve muitas conversas comigo, me levando a palestras sobre um tal curso chamado Design de Games.

Fiquei fascinado! Era tudo que eu sempre sonhei, com direito a jogar nos tempos livres sem ter que ouvir coisas como "você está desperdiçando sua vida nisso".
Assim como eu muitos jovens optam pelo emprego, por ser novo e promissor. O que muitos tem que entender é que não é um trabalho fácil. Não iremos passar mais o resto do dia jogando (aliás, jogar vai ser difícil no meio de tanto trabalho), iremos passar o resto do dia criando. O mercado de jogos, infelizmente, é muito novo e fraco no Brasil, com uma média de salário de R$3.000,00 em boas empresas (diga-se jogos para celular), o que me leva a pensar no seguinte: só entra num curso desses quem realmente ama o que faz, e alguns perdidos.

Outro fato que muda tudo é que não há cursos em faculdades públicas, o que faz muitos torcerem o nariz. O curso não é barato nas melhores faculdades particulares, transitando entre R$1.000,00 por mês. Além disso tudo, Design de Games é novo em praticamente todas as faculdades, existindo a meros 5 ou 6 anos (ou seja, só há duas ou três turmas formadas).

Agora imagine eu tendo que contar aos meus pais tudo isso, jogando todos os investimentos passados para trás. A reação é a esperada: Mãe que não acredita, achando que estou sendo influenciado, pai que já pensa na dor que o bolso vai passar. Sim, isso é normal.
Agora que acabei a escola, prestei para a Anhembi Morumbi no curso de Design de Games, e passei em quinto, ganhando bolsa e credibilidade com a família. Cheguei até a prestar Medicina na USP (e fui até bem!), mas não passei.
Hoje estou me preparando para o curso e criando planos para o futuro, afinal sonhar sempre é bom.

Como a maioria do pessoal, minha vontade não é ficar no Brasil. Tirando essa coisa de família e amigos, nada me prende a esse país corrupto e que só tende a piorar.
A Anhembi Morumbi (não queria fazer propaganda, mas já fazendo...) oferece a oportunidade de estudar ao menos metade do curso no exterior, pagando a mesma mensalidade (e os extras de moradia e alimentação da viagem). Graças a isso, pretendo fazer 2 anos aqui e 2 nos Estados Unidos (falo inglês fluente, graças aos jogos). Por lá já pretendo procurar emprego na minha área e fazer pós na área que mais me agradar.Muitos podem olhar feio para mim quando falo de boca cheia "Vou fazer Design de Games na Anhembi Morumbi". Mal sabem eles que vou me matar de estudar, vou me esforçar para ser um dos melhores e vou dar certo na vida.

Se você também quer fazer esse curso, pesquise bem. Você realmente tem que gostar dele, e ir atrás dos seus sonhos. Eu já estou atrás do meu.
E que venham as aulas!

6 comentários:

Unknown disse...

cara eu sou louco pra fazer um curso de criaçao de jogos mais queria saber onde posso ser design de games e quantos ganha uma pessoa que se profissionaliza nessa profisao

Leandro Rizzardi disse...

Paulo,
A área de design de games cresceu muito esse ano, e tende a crescer muito mais nos próximos anos, no Brasil. Aqui ainda não é facil trabalhar na área e ganhar tão bem quanto no exterior.
Por enquanto, empresas brasileiras que criam jogos em flash para a internet, jogos para celular, jogos de tabuleiro e animações são mais fáceis de encontrar e trabalhar. O salário médio é por volta dos 3 mil reais.
Já, caso consiga estar em um alto cargo, com uma boa formação, é possível ganhar até 10 mil reais mensais. Nos outros países, como os EUA, a média de salário é de 8 mil dólares na área, mas altos cargos podem passar dos 20 mil dólares por mês.

Unknown disse...

Eu gostaria muito mesmo de fazer o curso de design de games, e por isso eu não me importaria com a dificuldade, porque a minha história é bem parecida com a sua...

Mas o principal problema deste curso é o preço... Eu queria que você explicasse melhor como que você conseguiu a bolsa de estudos, e qual a porcentagem que você obteve em quinto ligar. E se possível gostaria também de saber se há um curso técnico de programação, design 3D... enfim, algo que possa me ajudar caso eu faça o curso num futuro.

Leandro Rizzardi disse...

Danilo, desculpe a demora em responder.
Me adicione no Orkut se puder, tirarei suas dúvidas.
A média de preço do curso é de 1050 reais por mês. Para ganhar a bolsa de estudos é só fazer a prova no dia agendado com a faculdade (preço de 50 reais) e tentar se sair bem! Eu acertei 43 das 50 questões, além da redação.
Quanto ao curso, programação é bom fazer na facul mesmo, ela é muito detalhada nessa área.
Já modelagem 3D recomendo fazer os cursos da melies (procure no google, fácil de achar), que tem grande nome no mercado, e faz jus a ele.
Abraços!

Paulo Ricardo disse...

Olá

Meus parabéns pela universidade, eu também estou, ou pelo menos estava, com uma dúvida tremenda quanto ao que fazer nos próximos anos agora que terminei o ensino médio. A minha apróximação foi diferente, conheci o desenvolvimento de games enquanto eu fazia o técnico em Processamento de Dados, e isso me deu uma base em Linguagem de Programação e também sei desenhar muito bem, já trabalhei como ilustrador aos 16 anos. O que eu também sei fazer bem (mesmo que não bote muita fé) é escrever, esse sim, ja ganhei até concurso de roteiro para o Festival do Minuto da OI, bom estou dizendo isso pois gostaria de saber se levo a cara neste curso?

E outra

Qual é o ponto forte do curso? Computação gráfica? Animação? Programação?

Os professores são bons?

Este curso é reconhecido no mercado?

E la fora no exterior, eu serei reconhecido como GameDesigner? (Já ví um artigo de um cara da Ubsoft que dizia que não gostava desse tipo de curso)

Vcs desenvolvem para consoles?Quais?

Em que áreas eu poderei atuar?

É verdade que eu terei diploma de Design de Animação?

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

É forte a demanda por profissionais relacionados a este curso?

Na Universidade tem matérias do tipo: RPG, Arcade, Simulador etc?

jonathan disse...

Danilo li sua historia e talz e tipo to no ultimo ano do ensino medio e quero fazer o curso de designer de games na unidade do anhenbi morombi
no ano de 2012 mas tou com uma certa duvida eu fico horas na frente do xbox e talz mas, trabalho num hospital e axei a medicina fascinante e eu queria sabe de vc se fale a pena eu me deslocar da minha cidade ate sampa pra fazer esse curso de games eu pretendo fazer o vestibular em dezembro mas eu qeria descidir isso agora... se vale apena e o custo