quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Matéria - Hype é bom?


2009 é o ano dos games. Quantas vezes já ouvimos ou lemos essa frase das mídias especializadas na área? Será mesmo? Por quê dizem isso?
Bom, comecemos a analizar tendo em vista acontecimentos passados: peguemos 2008 e 2 exemplos de hypes (para quem não sabe, hype é popularmente conhecido como o excesso de propaganda em torno de um produto).

Primeiro: Metal Gear Solid 4. Quanto tempo demorou para que o tão sonhado jogo ficasse pronto, após longos vídeos que pareciam CG´s (cenas animadas em computador)! Eram revistas, propagandas na tv (em outros países), sites de internet, rádios... todas as mídias tinham propagandas do tão maravilhoso jogo!
Mas e aí, deu certo? Nesse caso sim. O jogo não desapontou os fãs trazendo uma história ainda mais intrigante, jogabilidade precisa, ótimas músicas e gráficos excelentes. Foi considerado por muitos como o melhor jogo de 2008.
Segundo: Wii Music. Desde 2005, na E3 que praticamente apresentou o Wii, esse jogo é mostrado em partes, ora mostrando uma orquestra em que você comanda o maestro, ora tocando bateria, entre outros. Muitas propagandas em todas as áreas novamente (cheguei até a jogar em um estande no shopping Morumbi, ganhei um boné), e finalmente o jogo foi lançado. Valeu a pena? Se você disser que sim, ou não tem bom conhecimento de jogos, ou é uma criança. O jogo é muito infantil, enjoativo e com controles imprecisos, além da falta de um objetivo concreto.

Não estou querendo apelar para nenhuma empresa, quero deixar claro, podia ter pego vários outros exemplos.

O que quero dizer com isso é que atualmente percebemos um excesso de hype em torno de jogos que até mesmo não pertecem a séries famosas, fazendo as empresas gastarem muito dinheiro e terem pouco retorno.

Agora peguemos como exemplo um jogo como Elite Beat Agents (Nintendo DS). Houve hype do produto? Sim, claro. Mas não em excesso, apenas o normal , nada que chegasse a dar raiva. Deu certo? Sim! O jogo vendeu como água, e agora pode abrir as portas para uma nova franquia!
Conclusão: Ver jogos desconhecidos tendo um grande Hype não atrai o público, e se atrair, o risco de haver uma decepção é maior. As empresas devem parar de fazer tanto escêndalo em torno de um jogo desconhecido e só tornar a fazê-lo se ele já for famoso ou se estiver vendendo bem.
2009 está com um grande Hype. São jogos como Street Fighter 4, God of War 3, Kingdom Hearts Bith by Sleep, Noby Noby Boy... pera aí! Noby Noby Boy? Exatamente! Se você não tem a menor idéia de o que é isso, está entre 99% da população! E o jogo está com um tremendo hype, principalmente lá fora!

Pra quem não sabe, Noby Noby Boy é um jogo do criador de Katamari Damacy, em que o objetivo é controlar uma minhoca. É mais um daqueles casos. E se não der certo? Se fosse uma continuação, uma melhora de Katamari, tudo bem. Mas se der errado... lá se vai dinheiro, fama do artista e decepção de muitos.

Hype é bom? Claro que sim. Mas somente quando o jogo já é famoso. E quando um jogo esperado não é bom, todos saímos perdendo.


PS: Aproveito para me desculpar pela minha ausência. Além da tão conhecida preguiça, faltava inspiração (não me convenci 100% da qualidade desse texto, ainda). Mas estou de volta!

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