quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Matéria - Jogos Criativos

Paremos para pensar: O que fez com que os jogos evoluíssem tanto para chegar onde estão?

Voltemos então lá para o início, digamos: pac-man. O que o jogo tinha para vender tanto? 
O jogo se diferenciava dos demais. E naquela época não existia gráfico realista e sons envolventes. O que fez o jogo ser um sucesso foi sua originalidade: ter um personagem carismático e cenários coloridos.

Pouco tempo depois, veio outro jogo que vendeu toneladas: Super Mario. Qual a sua qualidade? Ter uma missão, e um possível final feliz (perceba: ele utilizou a idéia de um personagem central, copiando-a de pac-man, assim como outros). Mas pera lá: o que isso tem a ver? Simples: Todos os jogos que mudaram o cenário gamer tinham algo de novo a oferecer. E foi assim durante muito tempo, houve a chegada dos jogos coloridos com o super nintendo, os gráficos 3d com Mario 64, as músicas envolventes como em Final Fantasy VII, e por aí vai.

Mas parece que estamos passando por um problema. Todas essas idéias, assim como Mario fez com Pac-Man estão sendo reutilizadas ao extremo, deixando todos os jogos atuais repetitivos e sem nada de novo a oferecer.

Paremos para pensar: Qual a diferença entre The Sims e The Sims 2? Os verdadeiros fãs vão dizer: Os gráficos, os novos objetos, novas interações. Pergunto: Isso não seria simplesmente mais do mesmo? Chegaremos então com The Sims 3, com gráficos melhores, novos objetos, novas interações. Deixo claro, não estou me referindo especificamente a The Sims, apenas o peguei como exemplo.

Agora, porquê todo esse sermão? Bom, não sei quanto a vocês, mas sinto falta de coisas novas que ofereçam mais que gráficos lindos e muito sangue. Lógico que gostei de Devil May Cry 4, Bioshock, mas... falta alguma coisa. Falta a sensação de jogar algo novo de verdade, algo que brilhe os olhos.

Então você vai virar pra mim e dizer: "Não tem como, tudo já foi criado". Mentira.
Vemos sim jogos originais serem criados. O problema é a quantidade de jogos assim criados em comparação aos que vendem milhões. Peguemos o exemplo de Katamari Damacy, jogo mais que inovador, que ninguém colocaria as mãos no fogo por ele, e que fez muitos olharem torto. Apesar de tudo, ele funciona, e muito bem! Quem diria que rolar uma bola grudando tudo prenderia tanto a atenção! Mas a um porém: o jogo cansa. Após um tempo, fica mais do mesmo, e não há o porque de novos lançamentos: é sempre igual. Além do mais, é uma idéia única, ou algum louco vai criar outro jogo de grudar o planeta em uma bola?
Pois é disso que precisamos: De um jogo que revolucione. Um jogo como Pac-Man. Um jogo como Mario. Um jogo único. E são poucos os que tentam fazer isso hoje em dia, já que o mercado só pensa em dinheiro.

Deixo aqui alguns exemplos de jogos inovadores atuais que valem a pena jogar:

Dance Dance Revolution (há uma matéria sobre o jogo nesse blog!) - multiplataforma
Guitar Hero - multiplataforma
Katamari Damacy - multiplataforma
Patapon - PSP
Elite Beat Agents (ou Ouendan) - Nintendo DS
Loco Roco - PSP
Spore - Pc

Há muitos outros. Basta fugir um pouco dos Mario´s e Final Fantasy´s. Boa diversão!

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o mercado precisa de games diferentes, não de um jogo inovador. Katamari Damacy é um jogo diferente, mas não é inovador porque nenhum jogo seguiu seu estilo. No caso de Pac-Man, todos os jogos que vieram depois dele o copiaram, então ele foi um jogo inovador.

Leandro Rizzardi disse...

Sim, sim, concordo plenamente!
Meu apelo nesse post foi para que houvesse mais jogo inovador e revolucionário, pois ambos são importantes no mercado atual. Claro que jogar um Final Fantasy novo é sempre bom, mas fugir do normal é melhor ainda!

Anônimo disse...

comentário inutil para registrar uma visita
Não sou gamer, mas gosto de jogos e vou passar aqui vez ou outra pra saber as novidades...